Culturais / Lazer

Gruta das Torres

A Gruta das Torres é um monumento natural e o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros, fazendo parte da formação dos Lajidos – Gruta das Torres, inserida no Complexo Vulcânico da Montanha. Estima-se que se terá formado há cerca de 1500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo.

A sua visita é pioneira em Portugal, seguindo a cavidade ao longo de 450 metros e com a duração aproximada de uma hora. Durante o percurso, os visitantes experienciam uma visita singular, em formato de expedição, onde lhes é fornecido o equipamento necessário para conhecer a gruta no seu estado natural e onde poderão observar vários tipos de lava, bem como diversas formações geológicas, das quais podemos destacar diferentes tipos de estalactites e estalagmites lávicas, bancadas laterais, lava balls, paredes estriadas e lavas encordoadas.

Em 2006, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres foi finalista da comissão da seleção portuguesa da V Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo. Foi nomeado, em 2007, para o Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe e, em 2009, obteve o 1.º lugar no Prémio Nacional Tektónica, da Ordem dos Arquitetos.

Coordenadas
38°29'39.4"N 28°30'08.8"W

Mais próximos

Pastelaria Isabel
Produtos Tradicionais

Pastelaria Isabel

2.06 km de distância

Descobrir
Queijaria Leal
Produtos Tradicionais

Queijaria Leal

2.16 km de distância

Descobrir
Parque de Merendas do Alto da Cerca
Culturais / Lazer

Parque de Merendas do Alto da Cerca

2.48 km de distância

Descobrir