Os poços de maré são uma referência de valor cultural na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. A sua presença na paisagem é mais um dos grandes marcos daquela que foi a gigantesca epopeia da labuta do Homem do Pico na transformação da paisagem desta ilha em proveito da sua própria sobrevivência.
É na Paisagem da Cultura da Vinha da Criação Velha que se encontra o poço de maré mais distante da costa na Ilha do Pico – o Poço do Aço, que se encontra a mais de 700 metros da linha de costa, numa propriedade privada da freguesia da Criação Velha.
Existem diversos poços de maré na freguesia, com diferentes tipologias e de utilização pública, como a construção utilitária no Caminho do Rosário (antiga Rua João Lima Whitton da Terra), ou privada, como o poço de maré do Solar dos Salemas.
Para além de fornecerem água para fins domésticos, os poços de maré eram imprescindíveis para o funcionamento dos alambiques, dada a necessidade de grandes quantidades de água para o arrefecimento das serpentinas e lavagem das caldeiras de destilação.