A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – Património Mundial da UNESCO, ocupa uma área total de 987 ha (envolvida por uma zona tampão com 1.924 ha). É composta por uma faixa de território com dois sítios emblemáticos – o Lajido da Criação Velha e o Lajido de Santa Luzia, implantados em extensos campos de lava e caracterizados por uma extrema riqueza e beleza natural e paisagística.
A área da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Criação Velha manifesta-se através da uma rede de longos muros de pedra, que retalham os campos em pequenos currais erguidos para proteger as videiras do vento e da água do mar. O resultado é um incrível desenho da paisagem e dos elementos naturais. Neste reticulado, existem ainda excelentes representações da arquitetura tradicional ligada à cultura da vinha, como os rola-pipas, as rilheiras, as casas de abrigo, os tanques, as adegas, as casas e quintas do início do século XIX, as ermidas, os portinhos e os poços de maré.
Associados também a esta paisagem, existem elementos de biodiversidade e de geodiversidade notáveis, com particular destaque para a existência de espécies endémicas de flora e fauna (abundantes comunidades raras e com estatuto de proteção) e geossítios do Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO.
Esta paisagem, modelada pelo homem, é de uma beleza extraordinária e o melhor testemunho que subsiste das tradições e tenacidade dos picarotos: a viticultura, que se assume como o traço dominante na comunidade da Criação Velha.